terça-feira, 28 de junho de 2011

A importância do planejamento

Durante a realização da oficina, no primeiro dia, tivemos dificuldade para vencer a resistência inicial dos estudantes da 7ª série. A maioria dessa turma era composta por meninas e elas não queriam se movimentar pelo espaço da sala de aula onde realizamos a oficina. Vários podem ser os motivos dessa não aceitação da atividade proposta. Do jeito que estava a situação não conseguiríamos alcançar os objetivos traçados para aquela atividade. Assim, nossa colega Milena, numa grande atuação, entrou em cena e, parando a atividade, indagou do pessoal da turma:
- Porque é tão difícil se predispor a fazer algo proposto por alguém?
Ela fez ainda outras duas perguntas que não recordo exatamente quais foram, mas a questão acima foi fundamental pra que os estudantes se dessem a chance de poder julgar a atividade com fundamentos na pratica da mesma. Lembro que uma estudante disse que não gostava de fazer o que os outros propunham, daí, Milena (numa abordagem rica e brilhante no meu modo de ver) induziu essa menina a perceber que o que outra pessoa lhe propõe fazer pode muito bom. Assim, a barreira inicial entre nós e os estudantes foram quebradas e demos sequência a atividade. Isso só foi possível porque tínhamos claro em nossas cabeças os objetivos que queríamos alcançar e essa clareza foi proporcionada pelo ação de planejar a oficina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário