segunda-feira, 20 de junho de 2011

Olá, pessoal. Está minha postagem esta alguns meses atrasada..., mas nunca é tarde, né?

Pois bem. Meu nome é Renato de Jesus Silva, sou estudante do curso de lincenciatura em Química e estou proximo de concluir a graduação. Sempre estudei em escolas públicas, mas eram de boa qualidade. Ao menos os profissionais que trabalhavam nessas escolas eram bastante dedicados em seus afazeres.

As pessoas mais proximas a mim acham que sou esforçado, estudioso, inteligente..., mas não acho isso de mim.
Realmente queira ser mais esforçado em minhas atividades, entretanto, me acostumei a conseguir o que quero sem tanto dispêndio de energia... Acho que por ser um dos poucos em minha comunidade a cursar uma universidade, criou-se essa imagem em torno do que sou. E, na tentativa de corresponder a altura do que me cobram, tenho receio de decepcionar quem me quer bem.

Quanto mais conhecimento adquiro, maiores se tornam minhas responsabilidades perante à sociedade. Por isso, tenho tentado participar de movimentos sociais, estou me formando Professor e espero contribuir para uma sociedade humana emancipada.

Mas, dentro dessa sociedade marcadamente capitalista é muito difícil manter uma disciplina revolucionária, uma consciência sempre critica. É difícil superar a alienação que nos é imposta a todo momento desde antes do nascimento.

Nessa disciplina de EDCA12 tivemos a oportunidade de discutir a importancia do Planejamento, dentre outras coisas, e durante essa discussão emergiu o problema central de nossa forma atual de sociabilidade: de modo indireto, ficou intuido a problemática da exploração do homem pelo homem, situação que acarreta no processo da alienação, entre outros. Infelizmente, a turma, de modo geral, não topou levar essa discussão a frente e sempre procurava sair pela tangente desse debate ou, quando tentava discutir, ficava na superficialidade. Uma das premissas do planejamento é a percepção da necessidade de mudança, a reflexão critica da realidade, contudo, sem uma teoria que oriente essa reflexão não é possivel entender a complexidade da realidade. Acredito que a grande maioria de nossa turma, quando estiverem em sala de aula não irão planejar suas atividades, não porque não o querem, mas porque devido a precariedade de nossas formações docentes, não percebemos a necessidade real de planejar o que fazemos.

Enfim, há dois links postados neste blog de autores que buscam formar pessoas para a luta pela  emancipação humana. E muito importante que o leitor leia os textos postados nestes sitios e busque cada vez mais se apropriar de instrumentos para entender a  realidade e supere a alienação imposta pelo sistema.

Até mais caro leitor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário